Olá, eu escolhi falar sobre
a grande polemica ensinar ou não os pequenos a ler e a escrever já na Educação Infantil.
que nos remete á varias questões entre elas...
O que é alfabetizar? Alguns educadores acham
que é a aquisição do sistema alfabético de escrita; outros, um processo pelo
qual a pessoa se torna capaz de ler e se expressar por escrito. Eu acredito que
é conviver com as letras ter acesso á livros, palavras e uma boa professora com
calma, carinho e amor... Estes três últimos elementos são essenciais para mim.
Como se aprende a ler e escrever? Pode ser uma
aprendizagem de natureza perceptual e motora ou de natureza conceitual. Esta
ultima eu não gosto muito acho que não passa de uma cópia que o aluno faz e não
uma descoberta. E que é a escrita? Há
quem defenda ser um simples código da fala e os que acreditam ser ela um
sistema de representação da linguagem. Para meus alunos é o desenho do que
falamos...
Na Educação Infantil, as
crianças recebem informações sobre a escrita quando: brincam com a sonoridade
das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; manuseiam
todo tipo de material escrito, como revistas, gibis, livros. E acreditem
existem muitos livros, revistas, gibis em minha aula e pela escola toda onde
trabalho.
Alguns alunos estão imersos
nesse contexto, convivendo com adultos alfabetizados e com livros em casa e
aprendendo as letras no teclado do computador, tablete ou ate mesmo no celular.
Eles fazem parte de um mundo letrado, de um ambiente alfabetizador. Já outros não,
alguns vivem na zona rural, onde a escrita não é tão presente, e os que, mesmo
morando em centros urbanos, não têm contato com pessoas alfabetizadas e com os
usos sociais da leitura e da escrita, nem mesmo á informatização eles tem
acesso muitas vezes.
A Educação Infantil é uma
etapa fundamental do desenvolvimento das crianças. Acredito que se a Educação
Infantil cumprir seu papel, envolvendo as crianças em atividades que os façam
pensar e compreender a escrita, como jogos lúdicos, bingos, os alunos terem
acesso a fichas com seus nomes pra chamadinha. No final dessa etapa eles
estarão naturalmente alfabetizados sem queimar etapas, felizes como meus alunos
que sentem orgulho em escreverem seus nomes e alguns ousam ate em somar com as
pecinhas de madeira ou legos, não houve traumas, mas sim incentivo ao
letramento, também foi inserido um caderninho de tema que toda sexta levava um
teminha leve onde tinha que ter a ajuda de um adulto (sim a família foi
convidada a ajudar nesta faze da vida) em uma bolsinha de tnt da cor que eles
escolheram e enfeitam como quiseram com lápis e borracha. Não houve uma segunda
em que minha sala de aula tivesse falta na chamada, e os temas 100% feitos. Não
foi tratado como obrigação, mas sim como um combinado, um divertimento, nunca
houve certo ou errado nos temas, porque todos estavam certos, mas eu sabia em
que nível meu aluno estava indo, e todos os temas eram elogiados, cada tema
ganhava uma estrelinha eles escolhiam a cor. ...No final deste ano tenho alunos
que pediram pro papai Noel livros pra lerem, e você vai me perguntar, mas eles
leem? Ainda não, mas sabem que se pode pegar um livro e contar ao outro com as
suas palavras.
Eu torço que as professoras
que pegarem meus alunos tenham calmas, paciência e amor o resto se constrói junto
vivenciando.
Gostaria de agradecer a tudo
que foi passado para mim nesta matéria foi de grande aprendizado. Tenho mais
convicção de que realmente amo muito que faço.
estou muito feliz, porque eu consegui escrever bastante, e com fundamentação o texto sobre fundamentos da alfabetização, ate rimou parece mas o assunto é serio. Estou conseguindo .. viva!!
Olá! Parabéns conseguimos visualizar uma postagem em que busca refletir com profundidade um assunto interessante do curso e que faz conexão com a tua prática pedagógica. Nas próximas postagens também podemos inserir pensadores e conceitos dos autores que fundamentam o seu argumento. Continue te esforçando!
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes