IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Quando
uma ou mais crianças se reúnem para brincar elas mostram que existem no mundo,
experimentam todo tipo de texturas, tocam no mundo, descobrem ele, imaginam e é
o fruto desta imaginação, que vivenciam uma realidade só delas. Quando
pensamos em concentração, em prestar atenção vem logo a ideia de ficar quieto,
sem se mexer. Quando que na realidade a atenção da criança se manifesta de
varias formas... poder experimentar as possibilidades do seu corpo e ate onde
ele pode ir, e se acaso não dermos condições para isso acabamos por limitar o
conhecimento de si, dos outros e do mundo. A escola na educação infantil deve
ser o grande quintal onde aprendemos com elas como é brincar na escola. Eu
particularmente descubro fatos incríveis com meus alunos quando vamos brincar,
possuo vários ambientes onde eles podem liberar a imaginação e ser o que
quiserem, mas ali naquele brincar eu os observo e noto como anda a vida em
casa, se a criança toma banho todos os dias ou não, como os adultos se
comportam ao atender ao telefone, como cuidam deles, e ate mesmo como eles me veem...
Eu entro neste maravilhoso mundo e brinco junto também com uma diferença eles
ditam as regras , eu sou a visitante...é importante que elas aprendam mas é
importante também que o direito de brincar, de se ter infância seja garantido
dentro da escola e não só fora dela. Um fato que ocorre em nossa sala é que
todos são bem vindos como somos a turma maior da educação infantil (jardim B) a
nossa sala esta sempre aberta para receber a visita de outras turmas que
queiram também brincar, e quando elas não veem a gente vai lá e convidam eles,
a sala fica cheia de crianças felizes e conhecendo a si e o mundo que as
rodeia, quando acaba a brincadeira os donos da aula arrumam os brinquedos. Isto
é uma deliciosa rotina em nossa aula, também emprestamos brinquedos e trocamos
entre as turmas, assim notei que tenho uma turma bem receptiva quando temos que
trocar conhecimentos, mais feliz e conhecedora de si.
Também
amo o lema da escola da qual trabalho: Levamos a sério quem leva a vida
brincando.
Eu
mesma lembro-me de varias brincadeiras que vivi na infância como passa manteiga
na fuça do gato, a canoa virou me fantasiar de princesa e construir um castelo
com as cadeiras da cozinha e a mesa da cozinha, o quadrado de areia da escola,
a dança das cadeiras... Muitas brincadeiras meus alunos não conheciam e ficaram
fascinados quando trouxe um simples peão e coloquei-o no chão foi incrível a
reação deles! Também adoraram saber que podiam ensinar em casa, pros primos,
primas amigos...
O
brincar é fascinante, eu escolhi a educação infantil por você poder fazer uma
festa todos os dias e assim criar adultos felizes pro mundo.
Neste texto relaciono a importancia do brincar com a realidade da minha sala de aula. Onde vivenciamos o brincar , a sala realmente é ampla e possui ambientes variados incluindo fantasias a disposição dos alunos.abaixo segue foto da metade do espaço da sala para vcs terem uma ideia.
Reflexão sobre o texto da colega:
ResponderExcluirA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Após ter lido e refletido sobre o texto da colega Catiana Lucas, pude observar que tem muita coerência e o quanto acreditamos nas mesmas questões para as crianças da Educação Infantil em relação ao Brincar.
Acredito que quando a criança brinca, ela interagem com o mundo e faz interpretações de tudo que ela já teve como aprendizado, conseguindo se expressar mesmo muito pequena com as questões do seu cotidiano, ela representa e interpreta tudo que observa, a imitação do outro, pode estar ligado ao que ela aprecia do adulto.
Nas brincadeiras do faz de conta a criança vivencia muitas situações e desenvolve histórias ainda nem escritas e publicadas, ela assume papeis sociais através da sua imaginação, assim como ela consegue explorar todos os seus movimentos, faz com que ela se permita a explorar sensações, sentimentos e desenvolvimento cognitivo das suas ações. O brincar também deve ser planejado, com a compra de brinquedos para os ambientes da sala de atividades, assim como a disposição que eles se encontram na hora do brincar, devendo estar acessível ao seu tamanho, para que ela possa apresentar as suas escolhas e os seus interesses e assim compondo o cenário e os personagens que ela quer ser na brincadeira.
O brincar e a brincadeira tem muito haver com o que ela esta pensando, com a cultura familiar, com as relações sociais que ela esta inserida, assim como a exposição das regras pré estabelecidas que no brincar permite que ela vivencie sem o pudor das imposições sociais.
No texto da colega, tem um momento qual ela fala das crianças de diferente idades que visitam a sala da turma jardim B, nesta situação eu gostaria de contribuir com a minha argumentação , acho importante a integração entre as crianças, mas acredito que dentro de uma escola de educação infantil por ser organizadas as turmas por grupos etários, assim sendo os brinquedos e a disposição dos recursos para brincar são de acordo com os interesses e desafios para aquela idade, e quando uma criança menor é apresentada para um determinado brinquedo que não seja adequado para a sua idade pode ser um risco ou queimar uma etapa do seu desenvolvimento, visto que todas as ações da educação infantil sejam para o estimulo das crianças.
Olá Catita!
ResponderExcluirQue bom que iniciaste as postagens em teu Blog. Lembre-se que esta atividade é obrigatória e deve ser realizada semanalmente.
Como foi debatido nos encontros de Seminário Integrador III, a respeito do permanente processo de qualificação das postagens, peço que leia meus comentários como um outro olhar sobre a tua escrita, que tem por objetivo auxiliar nas tuas aprendizagens ao mostrar este outro ponto de vista.
Destaco que as postagens não devem ser editadas, mas os comentários devem ser usados para ajudar nas postagens posteriores.
Abraço,
Cátia
Tutora EAD Seminário Integrador