O jogo e o brincar..
Utilizar jogo como ensino em aula deve favorecer o aluno a construção do seu conhecimento proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo ao aluno desafios incentivando a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-as a raciocinar, trocar ideias ,tomar decisões e fazer o aluno a se sentir mais confiante.O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, É pela brincadeira que o educando aprende sobre a natureza, os eventos sociais e a estrutura do seu corpo. A criança que brinca livremente, ao seu modo não está apenas explorando o mundo ao seu redor, mas também expressando seus sentimentos, ideias, fantasias, intercalando o real com o imaginário.O brincar está relacionado a satisfação. Uma brincadeira bem bolada ou não deve sempre proporcionar prazer á criança.Acredito que aulas divertidas não são perda de tempo ou simples matação de horario, ali quando a criança esta a brincar podemos observar como é a vida do aluno, seus medos e anseios, o que gosta, o que quer ser quando crescer...Negar o brincar á criança e como negar agua para alguem que esta com sede.
Catiana, muito interessante tua postagem.
ResponderExcluirA presença do brincar é fundamental no processo de aprendizagem, tornando as aulas mais prazerosas e o aprender com satisfação e por mais óbvio que isso parece ser é sempre necessário reafirmar e dialogar para uma mudança de postura e visão da educação.
Katielle
Tutora Ludicidade