Inclusão na educação infantil.
A inclusão da criança especial na educação infantil é uma inovação na área de educação, especialmente na Educação
Infantil, o que é transformador e muitas vezes, é preciso ser
lembrado de que é possível fazer, mas para que isso ocorra é
indispensável ser desvelado, para que possa ser compreendido por todos e
aceito sem resistências. Para tanto conceber os avanços da inclusão na
Educação Infantil é entender a relevância deste processo para o
desenvolvimento pleno destas crianças desde a primeira infância de forma
a lhe garantir um futuro mais justo, onde seja apresentado, um mundo
igual para todos.
Incluir na Educação Infantil significa romper com o atual paradigma educacional, buscar um caminho para que a escola possa fluir, espalhando sua ação formadora por todos os que dela participam. E se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças.
Com este novo paradigma, a visão assistencialista e de educação compensatória para as crianças que apresentam necessidades especiais é destruída, pois surge a visão do desenvolvimento integral que tanto se difunde neste segmento da educação, tornando a escola, um espaço de descobertas e conquistas nos âmbitos: psicológico físico, social e intelectual, bem como, atendendo às necessidades básicas das crianças (afetivas, físicas e cognitivas).
Ainda são poucas as escolas de Educação Infantil inclusivas, pois a maioria ainda integram as crianças achando que estão incluindo. A diferença entre integração e inclusão é muito grande, são coisas totalmente diferentes: No processo de integração os alunos têm de mudar para se adaptarem às suas exigências e na inclusão, a escola que se adapta ao aluno.
São muitas as preocupações envolvendo o espaço físico, formação de professores, adaptações, legislação, mas o processo de inclusão educacional não depende só destes aspectos, mas do mais importante de todos que é aceitar as diferenças das crianças que apresentam necessidades especiais, não só pelos demais colegas, mas por toda a comunidade escolar.
Os especialistas em inclusão afirmam que a escola, organizada como está, produz a exclusão. Os conteúdos curriculares são tantos que tornam alunos, professores e pais reféns de um programa que pouco respeita as particularidades e interesses das crianças. Além disso, existem as demais barreiras: falta de formação dos professores para atender estas crianças sem segregá-las, arquitetônicas( ausência de rampas, banheiros adaptados e recursos adaptáveis às necessidades de cada um), e acompanhamento de profissionais de áreas diversas que dão suporte ao trabalho pedagógico desenvolvido( saúde e assistência social). Isso ocorre não só com crianças com deficiência. A escola trabalha com um padrão de aluno e quem não se aproxima dele, é excluído.
Educação Inclusiva é muito mais do que a escola especial. Como tal, sua prática não precisa estar limitada a um sistema paralelo de educação, e sim fazer parte da educação como um todo, acontecendo nas escolas regulares e constituindo-se em mais um sinal de qualidade em educação. Na Educação Infantil, a inclusão tem grande importância, já que nesta etapa são oferecidas propostas que tendem a desenvolver a criança como um todo, portanto, que seja nesta, o primeiro contato da criança que apresenta necessidade especial com o mundo novo que a escola tem para te mostrar. Desta forma, o conhecimento acerca das particularidades do processo é imprescindível.
Mas eu ainda me questiono quem são os portadores de necessidades especiais? Nós ou eles? acredito que nós criamos barreiras enquanto que os ditos especiais só querem viver diferentemente (igualmente ) como nós porque não somos iguais graças á deus!!!
Incluir na Educação Infantil significa romper com o atual paradigma educacional, buscar um caminho para que a escola possa fluir, espalhando sua ação formadora por todos os que dela participam. E se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças.
Com este novo paradigma, a visão assistencialista e de educação compensatória para as crianças que apresentam necessidades especiais é destruída, pois surge a visão do desenvolvimento integral que tanto se difunde neste segmento da educação, tornando a escola, um espaço de descobertas e conquistas nos âmbitos: psicológico físico, social e intelectual, bem como, atendendo às necessidades básicas das crianças (afetivas, físicas e cognitivas).
Ainda são poucas as escolas de Educação Infantil inclusivas, pois a maioria ainda integram as crianças achando que estão incluindo. A diferença entre integração e inclusão é muito grande, são coisas totalmente diferentes: No processo de integração os alunos têm de mudar para se adaptarem às suas exigências e na inclusão, a escola que se adapta ao aluno.
São muitas as preocupações envolvendo o espaço físico, formação de professores, adaptações, legislação, mas o processo de inclusão educacional não depende só destes aspectos, mas do mais importante de todos que é aceitar as diferenças das crianças que apresentam necessidades especiais, não só pelos demais colegas, mas por toda a comunidade escolar.
Os especialistas em inclusão afirmam que a escola, organizada como está, produz a exclusão. Os conteúdos curriculares são tantos que tornam alunos, professores e pais reféns de um programa que pouco respeita as particularidades e interesses das crianças. Além disso, existem as demais barreiras: falta de formação dos professores para atender estas crianças sem segregá-las, arquitetônicas( ausência de rampas, banheiros adaptados e recursos adaptáveis às necessidades de cada um), e acompanhamento de profissionais de áreas diversas que dão suporte ao trabalho pedagógico desenvolvido( saúde e assistência social). Isso ocorre não só com crianças com deficiência. A escola trabalha com um padrão de aluno e quem não se aproxima dele, é excluído.
Educação Inclusiva é muito mais do que a escola especial. Como tal, sua prática não precisa estar limitada a um sistema paralelo de educação, e sim fazer parte da educação como um todo, acontecendo nas escolas regulares e constituindo-se em mais um sinal de qualidade em educação. Na Educação Infantil, a inclusão tem grande importância, já que nesta etapa são oferecidas propostas que tendem a desenvolver a criança como um todo, portanto, que seja nesta, o primeiro contato da criança que apresenta necessidade especial com o mundo novo que a escola tem para te mostrar. Desta forma, o conhecimento acerca das particularidades do processo é imprescindível.
Mas eu ainda me questiono quem são os portadores de necessidades especiais? Nós ou eles? acredito que nós criamos barreiras enquanto que os ditos especiais só querem viver diferentemente (igualmente ) como nós porque não somos iguais graças á deus!!!
Olá! O texto debate com relevância a situação da Educação Infantil e da Questão da Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Ao citar que especialistas em educação afirmam que a escola... É bom apresentar alguns autores que auxiliem a sustentar essa ideia. Tuas reflexões são ponderadas e constituem universo de questionamentos que podem potencializar a mudança! Deixe claro isso na instituição e potencialize as melhorias na tua escola! Começamos assim, sugerindo e contribuindo.
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador VI
PEAD UFRGS