Olá
eu escolhi falar de adição e subtração, eu particularmente gosto
de trabalhar com material concreto com meus alunos acredito que tudo
que vivenciarem levarão para uma vida inteira. Então todo inicio de
ano eu represento os numerais de 1 a 10 com material concreto ,
chamado de material de contagem, este ano eu fiz dez caixinhas com
o numeral escrito na caixa também em relevo para que o aluno possa
passar o dedo e sentir e dentro a sua quantia representada por um
palitoche, escolhemos juntos os motivos. Ex: 1- uma professora de EVA
,2- duas borboletas ,3- ursinhos ,4- coelhinhos….. o material fica
disponível para manuseio dos meus alunos e ao seu alcance. Sempre
que aparece uma duvida recorremos ao material de contagem. N a
páscoa surgiu a duvida de quantos ovinhos tinham em cada cestinha eu
não dei a resposta recorremos ao material de contagem Ex: são 5
coelhos se colocar dois dentro da toquinha quantos ficam do lado de
fora? Vamos contar? E agora os dois dentro da toca sairão e juntaram
aos demais quantos ficaram? Vamos contar? Também sempre deixo o
material na escola caso eu mude de escola faço um novo sempre se
adaptando a realidade da turma. A ideia é que somem e subtraiam de
maneira lúdica e prazerosa com o intuito de que não esqueçam.
Recentemente troquei de escola e meus alunos gostam de usar sucata
para somar e diminuir fazem sem perceber pois tenho um jardim nível
1 ( 4 a 5 anos) então só observo e intervenho quando a discussão
fica calorosa. Agora estamos construindo nosso material de contagem
( os alunos seguem pois a nossa escola não para no fim do ano ) já
tive pedidos de a família da peppa pig para o numeral 4 e o 6
pedidos de ursinhos fofinhos. Faz um mês e meio que comecei nesta
turma e do numeral dez já estamos contando ate 50 e muitas vezes
usamos as peças de encaixe para representar o concreto em quantia.
Vivenciar e saber o porque que dois mais dois são quatro senão vira
decoreba .
Este foi meu testo sobre matemática , nele relato o meu material de contagem que carrego comigo, uma forma ludica e prazerosa de aprender da qual o aluno não vai esquecer tão cedo.
Olá Bianca! Tuas postagens revelam uma prática repleta de possibilidafes e que está sendo transformada pelos novos saberes provenientes do trabalho em nossa interdisciplina! Parabéns! Abraços, tutora Josele.
ResponderExcluir