UFRGS
Curso de Graduação em Pedagogia-Lincenciatura
Modalidade á distância
2016/2
Representação do mundo por matemática.
Aluna: Catiana de Brito Lucas



Formar noções básicas de matemática e geometria fica muito mais fácil quando se sabe aproveitar a curiosidade natural de crianças. Um dos conteúdos na Educação Infantil é o trabalho com forma e espaço, ou seja, mostrar que os objetos têm formas proprias (círculos, quadrados etc.) e que é possível mostrar lugares (como a sala, a escola e as ruas do bairro) na forma de desenho , outra forma é o manuseio de sucatas. Caminhos percorridos de um ponto a outro, realização de circuitos, e a representação oral e gráfica dessas vivencias são bons exemplos de como fazer isso. Um trabalho intencional com a matemática contribui para elaborar essas novas vivencias.
Nas Orientações Didáticas do Referencial Curricular, no que diz respeito ao desenvolvimento do conteúdo de espaço e forma, está previsto que as vivencias ocorram, prioritariamente, na sua relação com o mundo à nossa volta - e não partindo o trabalhar diretamente da geometria deve-se apresentar desafios para a turma. Ações como construir e deslocar-se são tão importantes quanto o registro dessas mesmas ações. O objetivo é levar os alunos a adquirir um controle maior sobre seus atos, de forma a permitir que problemas de natureza espacial possam ser resolvidos, potencializando o desenvolvimento do pensamento geométrico, sem falar na palavra geometria. Outra prática que faço em minha sala de aula é a confecção de cabaninhas ou casinhas com lençóis ou ate mesmo de caixas de papelão e deixo eles construirem seu espaço, uma brincadeira em baixo da mesa vira uma grande vivencia de espaço e formas , como adequar os objetos para aquele espaço acaba virando um ludico e prazeroso desafio,.Como não gosto de mesmice na sala eu convido meus alunos de jardim para seguidamente trocamos os moveis de lugar e sempre questiono será que o armário cabe ali gente? Será? Vamos ver? Acaba que eles se sentem parte daquela mudança de ambiente e acabam eles criando um conceito de espaço apartir do que vivenciaram.




O  texto acima foi criado para uma atividade no modlle de matemática e  fala da convivencia dos alunos com as formas geometricas no seu dia a dia e das descobertas que eles tem.As formas estão presentes em nosso dia a dia o tempo todo.Aqui relato como meus alunos de forma prazerosa e lúdica descobrem isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentando catita lucas...

"Eu sou diferente de você , você é diferente de mim, mas mesmo assim você vai gostar de mim."