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A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O brinquedo e as brincadeiras fizeram e continuam fazendo parte do imaginário infantil. Há pouco tempo atrás às crianças reuniam-se na escola, em praças, nas ruas próximas à suas casas para jogar amarelinha, brincar de esconde-esconde, pega-pega, etc. Atualmente os pais têm dificuldade para tirar seus filhos da frente da televisão, do computador e videogame. As novas tecnologias têm papel essencial para a educação e o desenvolvimento infantil, mas, apenas quando são bem empregados ou quando existe uma proposta pedagógica envolvida.
Desde muito cedo, as crianças já são induzidas ao pensamento fetichista, através dos brinquedos caros que são oferecidos pela televisão e também pela internet, que atualmente são tecnologias cada vez mais presentes na infância da maioria das crianças. Portanto pode ser um dos maiores indutores de conformismo e alienação, por serem justamente tecnologias que quase todas as crianças possuem livre acesso. Diante de todo o acervo oferecido por essas mídias as crianças não se importam com brinquedos simples, querendo sempre o brinquedo mais tecnológico possível, como atualmente temos notebooks e tablets e até mesmo celulares que os pais disponibilizam ás crianças cada vez mais cedo.
Pergunta: O que os pais e educadores podem fazer para utilizar a influência das mídias de maneira a favorecer a educação?
Acredito que depende muito dos pais e professores terem uma posição crítica (credibilidade das mídias) e clara sobre o que são as mídias, e como se dá a educação midiática (sem levar em conta a visão que a escola tem sobre o processo educativo, dicotomizando o bem e mal provenientes nas mídias), para que eles possam perceber os valores que serão necessários passar aos seus filhos e educandos, podendo então dialogar os mesmos sobre as situações. Realmente, hoje em dia os pais colocam os filhos em diversas atividades, enquanto trabalha e acabam não dando a atenção devida a eles, prejudicando a educação e o desenvolvimento da criança, pois esses pais compensam seus filhos com presentes tecnológicos para suprir suas ausências. Também, quando se fala na posição dos educadores sobre a estratégia de empregar o uso das mídias no desenvolvimento cognitivo, é complicado dizer que as utilizam para desenvolver o potencial dos alunos, porque muitos docentes ainda possuem resistência quanto ao acesso das mídias para educarem, até porque o padrão que a escola desenvolveu durante toda a história, define que as mídias não são boas estratégias para o ensino.
O pais podem utilizar as mídias ao máximo, até o ponto em que impede de influênciar as crianças. Por exemplo, acho útil pegar ideias boas, brincadeiras... Até porque, no ensino infantil é muito presente o lúdico. e a ludicidade é de grande importancia para a saúde mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois é o espaço para expressão do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.
A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O brinquedo e as brincadeiras fizeram e continuam fazendo parte do imaginário infantil. Há pouco tempo atrás às crianças reuniam-se na escola, em praças, nas ruas próximas à suas casas para jogar amarelinha, brincar de esconde-esconde, pega-pega, etc. Atualmente os pais têm dificuldade para tirar seus filhos da frente da televisão, do computador e videogame. As novas tecnologias têm papel essencial para a educação e o desenvolvimento infantil, mas, apenas quando são bem empregados ou quando existe uma proposta pedagógica envolvida.
Desde muito cedo, as crianças já são induzidas ao pensamento fetichista, através dos brinquedos caros que são oferecidos pela televisão e também pela internet, que atualmente são tecnologias cada vez mais presentes na infância da maioria das crianças. Portanto pode ser um dos maiores indutores de conformismo e alienação, por serem justamente tecnologias que quase todas as crianças possuem livre acesso. Diante de todo o acervo oferecido por essas mídias as crianças não se importam com brinquedos simples, querendo sempre o brinquedo mais tecnológico possível, como atualmente temos notebooks e tablets e até mesmo celulares que os pais disponibilizam ás crianças cada vez mais cedo.
Pergunta: O que os pais e educadores podem fazer para utilizar a influência das mídias de maneira a favorecer a educação?
Acredito que depende muito dos pais e professores terem uma posição crítica (credibilidade das mídias) e clara sobre o que são as mídias, e como se dá a educação midiática (sem levar em conta a visão que a escola tem sobre o processo educativo, dicotomizando o bem e mal provenientes nas mídias), para que eles possam perceber os valores que serão necessários passar aos seus filhos e educandos, podendo então dialogar os mesmos sobre as situações. Realmente, hoje em dia os pais colocam os filhos em diversas atividades, enquanto trabalha e acabam não dando a atenção devida a eles, prejudicando a educação e o desenvolvimento da criança, pois esses pais compensam seus filhos com presentes tecnológicos para suprir suas ausências. Também, quando se fala na posição dos educadores sobre a estratégia de empregar o uso das mídias no desenvolvimento cognitivo, é complicado dizer que as utilizam para desenvolver o potencial dos alunos, porque muitos docentes ainda possuem resistência quanto ao acesso das mídias para educarem, até porque o padrão que a escola desenvolveu durante toda a história, define que as mídias não são boas estratégias para o ensino.
O pais podem utilizar as mídias ao máximo, até o ponto em que impede de influênciar as crianças. Por exemplo, acho útil pegar ideias boas, brincadeiras... Até porque, no ensino infantil é muito presente o lúdico. e a ludicidade é de grande importancia para a saúde mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois é o espaço para expressão do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.
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