A importancia do dialogo com os pequenos
"É preciso escutar as crianças para que a sua inteligência desabroche."
Rubem Alves.
Quando nasce uma criança, o primeiro grupo social a que ela pertence é a família, que é a base, o alicerce de toda sua estrutura. É na família que a criança vai buscar apoio, carinho, atenção, estímulo, atitudes, valores, segurança e equilíbrio emocional que são fundamentais para um desenvolvimento infantil saudável.
O diálogo é o elemento fundamental para um bom funcionamento familiar. Ele deve permitir as diversas opiniões e perspectivas das pessoas que fazem parte dela e dar oportunidade para uma abertura de ideias e respeito à opinião de seus componentes, resolvendo assim possíveis conflitos. Isso favorece uma melhora na qualidade das relações e no fortalecimento dos vínculos.
Mas, com o mundo moderno e o stress do dia a dia está cada vez mais difícil as famílias arrumarem tempo para o diálogo e para interagirem umas com as outras. Isso provoca o distanciamento entre os membros da família e quem sofre mais com isso são os filhos, pois é por meio do diálogo que a criança expressa seus sentimentos, seus conflitos e opiniões.O papel dos pais é estar presente, mostrando interesse pelo que ocorre com seus filhos diariamente. Eles devem proporcionar momentos de prazer para dialogarem. Sempre devem elogiar o que for positivo e muito cuidado com as críticas. É preciso que os pais respeitem o pensamento das crianças, não debochem e nem menosprezem o que a criança falar, e o mais importante é escutar o que seus filhos desejam falar. Muitos pais não permitem que as crianças se expressem e logo vão tomando atitudes que para eles são as mais convenientes. As crianças percebem tudo isso, pois são muito sensíveis e perceptivas.
Olá!
ResponderExcluirFamília é um importante aliada da escola. Com elas que devemos caminhar no processo educativo. Podemos compreender nossos alunos de acordo com a estrutura familiar e realidade vivenciada por cada uma. Nos deparamos com situações cotidianas e devemos estar muito atentos a cada movimento. Família é tudo; é o alicerce de nossos pequenos! Como ter dialogo em tempos de televisão, tecnologias, violência, descontrole emocional, e as famílias separadas? As famílias atualmente estão configuradas com outros adventos de tempo e espaço que reconfiguram os atores e devem ser repensados nesses nosso cotidiano. As famílias que mantém um bom dialogo e uma boa relação, apresenta uma diferencial para os seus filhos/ nossos alunos? Bom são muitas dúvidas sobre esse tema que devemos aprofundar, um tema muito rico e que deve ser bem pensado para o nosso trabalho!
Att Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador
PEAD UFRGS