Olá eu sei que devemos registrar reflexões sobre as interdisciplinas mas a equipe da qual trabalho teve uma grande dificuldade de lidar com um aluno autista nivel 3, somente eu e uma colega sabiamos lidar com ele, entaõ fui em busca de atividades para aplicar com ele , ele adora fugir para minha sala, talvez por ela ter varios ambientes ser colorida e ter varios brinquedos que fazem barulho,eu sei que ele se identifica muito comigo e com a sala, então busquei algumas atividades e coloquei aqui. abaixo temos atividades que fiz com ele e que ensinei a profe dele. 

Espero que possa ajudar mais gente., saliento que ajudei a profe a fazer uma quadro de rotina para ele com figuras e a fazer ela seguir o quadro. tem dado certo.
Confesso aqui que o aluno autista tem um abraço muito gostoso e e ele é muito carinhoso só precisa que fosse compreendido.


Pegadas

Objetivos: reconhecimento do pé direito e esquerdo, identificação lateral, trabalhar o equilíbrio, precisão nos passos, coordenação motora global e interação com os demais alunos.
O professor desenha ou cola pegadas no chão com a ajuda dos alunos, que poderão colorir as pegadas. Posteriormente, o educando anda sobre elas, alternando o pé direito e o pé esquerdo. Durante a brincadeira, o professor poderá sugerir outros movimentos. Como alternativa, poder-se utilizar solas de sapatos velhos.

Banda escolar

Objetivos: trabalhar a discriminação e percepção auditiva, identificação das ações, localização de sons, orientação espacial, capacidade de atenção e memorização e interação social.
Utilizam-se vários instrumentos musicais (pandeiro, chocalho, triângulo, tambores, flauta etc.). A cada toque de determinado instrumento os alunos brincam com um objeto ou fazem algum movimento. Por exemplo: quando tocar o tambor os alunos brincam com a bola, quando tocar o triângulo fazem movimentos com as mãos.

Amizade do alfabeto

Objetivos: trabalhar a afetividade, socialização, estimular a imaginação, comunicação, expressão e linguagem e desenvolver a coordenação espacial.
Todos sentam, fazendo um círculo. Alguém inicia falando: “Gosto do meu amigo da esquerda com A porque ele é atencioso”. O próximo aluno deverá seguir a sequência, dizendo: “Gosto do meu amigo da esquerda com B porque ele é bondoso”. E assim por diante.

Brincadeira do espião

Objetivos: desenvolver a atenção, observação e detalhamento, estimular a afetividade, socialização e criatividade e expressão corporal e imagem corporal.
Dividir o grupo em duplas. Cada integrante da dupla observará bem a outra pessoa e vice-versa. Os dois viram de costas, e cada um fará uma mudança no visual. Os dois se voltam um de frente para o outro e tentam descobrir o que mudou. Pode-se alternar a brincadeira, fazendo mudanças no ambiente ou na própria disposição dos alunos.

Somando as diferenças

Objetivos: discriminação visual e percepção, desenvolver a linguagem, comunicação, classificação e generalização e trabalhar valores da diversidade para inclusão escolar.
Reunir diversos objetos que sejam opostos. Por exemplo: um bloco pequeno e um grande, um copo alto e outro baixo. Pedir aos participantes para formarem pares com os objetos opostos e depois descreverem os atributos que tornam os objetos opostos, enfatizando as qualidades em suas diferenças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentando catita lucas...

"Eu sou diferente de você , você é diferente de mim, mas mesmo assim você vai gostar de mim."