A inclusão escolar
Casos de inclusão aumentam a cada dia, assim como o surgimento de novas síndromes e distúrbios com os quais precisamos aprender a lidar. Déficit de atenção, deficiência visual, problemas de processamento auditivo, transtornos, hiperatividade, dentre tantos outros desafios que aumentam a responsabilidade do professor.Mas, afinal, é possível explicar e trabalhar um mesmo conteúdo do mesmo modo com um público tão diverso e com necessidades tão específicas? Devemos buscar um comportamento uniforme, mesmo que em uma mesma sala de aula, além da diversidade dos alunos, ainda tenhamos diversidade de necessidades especiais? Este é um dos maiores desafios que as escolas regulares enfrentam hoje .Incluir socialmente e pedagogicamente são ações distintas. Ao discorrermos sobre as questões da educação inclusiva é preciso refletir sobre as possibilidades da Escola incluir esses alunos dentro das suas regras de convivência.
Algumas Instituições disponibilizam um profissional específico que acompanha e faz atendimento individualizado em tempo integral com os alunos “especiais”, para garantir que suas necessidades e condições necessárias para suas aprendizagens sejam atendidas. Mas a grande maioria das escolas ainda trabalha simplesmente recebendo esses alunos na Instituição e integrando-os em sala de aula com os colegas.
Ainda são poucas as Escolas e profissionais preparados e capacitados para lidarem com tantas demandas e desafios que a inclusão social e educacional exige para que realmente esse seja um processo efetivo. Essa questão apresenta-se ainda mais ampla na medida em que envolve valores e preconceitos que estão enraizados em nossa cultura e, mesmo que de modo inconsciente, em nossa mente.
Olá! Ao afirmar que os casos de inclusão estão aumentando, qual é o dado que podemos ter esse dado para comprovar? Em que esfera da população se dá esse aumento? Poderá acrescentar esses dados e literaturas, autores, conceitos, para melhorar a capacidade argumentativa.
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador VI
PEAD UFRGS