Gestão democrática escolar,refletindo...
A gestão escolar se traduz no dia a dia pois implica sempre numa tomada de posição dos pais, professores, funcionários, estudantes e de toda uma comunidade escolar, pois a função social da escola é melhorar através das parcerias os resultados do ensino, consolidando o compromisso com a comunidade deixando-a participar, tomar suas decisões, lutar pelo seu ideal o que com certeza propiciará na escola a gestão democrática, onde sua construção não pode ser individual, pelo contrário precisa ser coletiva. Então, como ser um gestor democrático de sucesso em tempos de tantas mudanças, carências, individualismo e falta de parceria com as famílias?Mas então pergunto:
A LEGISLAÇÃO ESTÁ FAVOR DA GESTÃO?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira – LDBEN – Lei nº. 9394/96 nos dá um rumo a seguir, mas não esclarece como devemos fazer acontecer estes princípios nas nossas escolas.
Para compreender os processos de reformas que vão ocorrendo em nossas escolas, precisamos entender e nos adaptar às mudanças que surgem na sociedade, pois é impossível debater sobre qualquer estrutura educativa sem antes situá-la no seu aspecto histórico e social.
É importante lembrarmos de que nada adianta uma Lei de Gestão Democrática do Ensino Público que “concede autonomia” pedagógica, administrativa e financeira às escolas se diretor, professores, alunos e demais autores do processo desconhecem o significado real da autonomia.
No entanto, a gestão democrática pode ser a melhor maneira de conseguir que os objetivos educacionais sejam voltados à formação, entende-se assim que todos os sujeitos envolvidos com o processo educacional devem com ele comprometer-se e atuar.Mas não menos importante, do ponto de vista da qualidade da educação, a participação é entendida como necessária, já que a interação – respeitando-se as peculiaridades de cada instituição – entre a família e a escola permita-se um mútuo acompanhamento e, ainda, uma troca de experiências que pode enriquecer as possibilidades de ação junto às crianças, além da garantia dos seus direitos. Porém, os pais ou responsáveis pelos alunos estão cada vez mais distantes e delegando para as Escolas suas próprias funções.O que gera professores sobrecarregados de responsabilidades.
Olá! A gestão democrática é um importante tema de estudo! Porque a educação se consolida com diálogo e interação. Trouxe a legislação e fez um questionamento importante para pensarmos. Infelizmente existe muitas brechas na lei que em alguns municípios e estados da federação a gestão democrática não é executada como deveria. A gestão democrática é um princípio fundamental e que devemos preservar. Nos ambientes escolares que você frequenta a gestão democrática consegue se consolidar?
ResponderExcluir